O chiller loca e nós locamos ele!
O chiller é uma máquina térmica que converte trabalho mecânico em calor.
Primeiramente, dentro do chiller há uma contínua compressão e descompressão de um fluido refrigerante (como por exemplo o R134a).
Depois, este trabalho cíclico de compressão e descompressão permite que o fluido refrigerante absorva calor de um outro fluido que está sendo movido para dentro do chiller também de forma cíclica, a água.
Continuando, esta água gelada é bombeada para fancoils e fancoletes. Estes são aparelhos de ar condicionado parecidos como estes que possuímos em nossa casa.
Desta forma, a água gelada “entrando”, por exemplo, a 6°C no ar condicionado , absorve calor do ar do ambiente a ser climatizado. O calor do ambiente a ser climatizado é absorvido através da transferência de calor entre o ar contido dentre da sala e a água provida do chiller.
A água, passa por dentro deste ar condicionado em tubos localizados dentro de uma serpentina . Um ventilador instalado dentro do ar condicionado permite que todo o volume do ar deste ambiente a ser climatizado passe “por dentro” do ar condicionado e entre em contato com a serpentina de forma rápida.
Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
Tudo é pura transferência de energia.
Podemos ousar dizer que na Natureza tudo é uma locação, um empréstimo?
Uma empresa nos “loca” energia elétrica (distribuidora de energia como a AES Sul, RGE). Locamos energia elétrica e pagamos uma conta por isso.
O chiller pega um empréstimo desta energia elétrica para transformar em energia mecânica na forma de trabalho e comprimir/descomprimir o fluido refrigerante, locando esta energia de trabalho ao fluido refrigerante.
O fluido refrigerante utiliza a energia mecânica em forma de trabalho locada do chiller para absorver calor da água . Ele devolve este calor absorvido por meio de um condensador. Ele pega um empréstimo de energia mecânica em forma de trabalho para pagar em energia mecânica na forma de calor.
A água, agora com sua temperatura diminuída, loca a energica mecânica em forma de calor do fluido refrigerante. Ela então faz uma locação da mesma energia ao ar do ambiente a ser climatizado.
O ar do ambiente climatizado pega emprestado o calor da nossa pele, das janelas, paredes, dos computadores e tudo que gera calor dentro do ambiente climatizado.
Pronto! A locação está na Natureza.
Se a energia pode ser locada, os equipamentos também podem!
Possuímos chiller e ar condicionado para locação. Seja um fancoil, fancolete, split modelos built-in, hi-wall, piso-teto, K7. Temos disponibilidade para locação o chiller industrial, o chiller condensação a ar, condensação a água. Ar condicionado central, como o splitão e self também.
Como nós locamos e alugamos, também fazemos manutenção em chiller, splits, fancoils, fancoletes e demais equipamentos de ar condicionado.
Em uma parada de manutenção pode ser necessária a locação de um chiller para o processo não ficar parado (LINK do blog)
Ou se um acontece um problema em um chiller e não há tempo hábil para sua manutenção? O aluguel de um chiller se faz necessário.
Um evento como um simpósio, feira, encontro, talvez? Temos equipamentos de ar condicionado e chiller específicos para locação em eventos.
Não é por que no Rio Grande do Sul é frio que a água refrigera rapidamente para ser utilizada em processos industriais e de conforto térmico.
Falando em refrigeração, a água gelada pode ser usada em câmaras frias? Não é comum, mas é possível através de soluções com anticongelantes. Já vimos uma indústria de embutidos que utilizava um chiller com amônia para resfriar a água a aproximadamente 0°C. Esta água reduzia a temperatura de cerca de 300 kg de mortadela imersas em tanques. Enfim, câmaras frias são consideradas dentro da Refrigeração, que foge do intuito deste post.
Atendimento prioritário, rápido e de acordo com as suas necessidades, como plantão emergencial e tempo máximo de chegada. Nossos clientes estão em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, como: Porto Alegre, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha do Sul, Campo Bom, Candiota, Canoas, Caxias do Sul, Charqueadas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Garibaldi, Gravataí, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Triunfo, Viamão, entre outras.