Limpar e higienizar o ar condicionado não somente diminui as chances de se infectar com o COVID-19, mas ajuda a proteger os ocupantes contra outros tipos de problemas de saúde, diminui a quantidade de fungos e de bactérias no ar respirado, elimina os odores do próprio split, e ajuda a melhorar a qualidade do ar interior como um todo. Com a população permanecendo mais dentro de casa, deve-se aumentar a preocupação com a qualidade do ar interior!
“A cada dia nós respiramos cerca de 20.000 vezes, e ficamos 90% do nosso tempo em ambientes internos. Agora que estamos nessa pandemia global […] a taxa em que ficamos dentro de casa aumentou.”
KENNETH MENDEZ, presidente da fundação sem fins lucrativos de asma e alergia dos Estados Unidos da América
Já é de conhecimento popular que empresa sem contrato de manutenção de split não tem qualidade do ar interior, inclusive existe legislação no Brasil que rege a manutenção e limpeza de condicionadores de ar. Não só o governo do Brasil e a ANVISA, mas outras entidades ao redor do mundo (ISO, ASHRAE, União Européia, REHVA, ABRAVA) reconhecem a importância que o sistema de ar condicionado, ventilação e exaustão tem para a saúde dos seus ocupantes.
Por que mantê-lo higienizado diminui as chances de se infectar com o COVID-19?
Higienizar o split contempla a limpeza mecânica e aplicação de produto químico bactericida e fungicida em basicamente três componentes principais: a bandeja, a serpentina e os filtros.
Importante notar que os filtros de split não são germicidas, são projetados para reter partículas! Os filtros do split possuem grau de filtragem baixo e não podem reter a partícula do vírus SARS-CoV-2, que mede entre 80 a 160 nanômetros. O filtro lavável do split também não pode conter as gotículas grandes (maiores que 10 micrometros) nem as pequenas (menores que 5 micrometros) que o vírus pode estar “pegando carona”.
Filtro sujo
Um artigo recente em 2020 afirma que, em condições usuais de temperatura e umidade, o SARS-CoV-2 pode ficar ativo por até 3 horas dentro de ambientes internos, e de 2 a 3 dias sobre as superfícies destes ambientes.
Estas superfícies podem ser uma mesa, uma cadeira ou inclusive a bandeja do ar condicionado. Quando parte da água que não foi drenada evapora, é sobre a superfície da bandeja que o resquício de toda a “sujeira” que está suspensa ar fica depositada. Nesse resquício pode estar uma partícula do vírus, e estando na bandeja ela pode ser jogada de volta ao ambiente.
Bandeja de um split piso-teto antes da higienização
A Refrimak possui soluções específicas para que a higienização do split do cliente esteja em dia! Consulte-nos.
Notas: este post é aplicável somente para equipamentos do tipo split (modelos: hi-wall, piso-teto, cassette, built-in), e destinado a usuários finais.