Com a diminuição do nível de trabalho de muitas empresas, sistemas de climatização de maneira geral (ar condicionado central, splits, dutos, bombas, chillers, torres, etc.) foram desacionados e estão assim por dias ou semanas.
Ao reativar esses sistemas de ar condicionado após desligamento por longos períodos, registramos algumas importantes RECOMENDAÇÕES a serem seguidas para que problemas de saúde sejam evitados, e que a saúde do ocupantes e a saúde do edifício seja preservada.
A partir da imagem do antigo ar condicionado janela, podemos entender rapidamente a formação de fungos e biofilme em equipamentos de climatização importantes para o presente artigo. Outros tipos de ar condicionado (self-contained, splitão, multisplit, VRF, fancoil, fancolete) seguem a mesma lógica do janela.
Quando o o ar é resfriado, ele perde capacidade de retenção de umidade e água é formada no processo – a água de condensação, ou simplesmente condensado. É papel, então, da BANDEJA de condensado reter essa água quando ela é formada para que o condensado não vaze diretamente para o ambiente. A bandeja tem uma inclinação para que a própria gravidade se encarregue de mandar a água de condensação para uma tubulação de drenagem (vimos erroneamente seguidamente calçadas molhadas por ar condicionado, não?).
Fora da pandemia do coronavírus, usávamos nossos sistemas rotineiramente – e isso fazia com que a bandeja se enchesse de água com certa frequência.
No entanto, quando ela pára de se encher com frequência, é comum ficarem resquícios de água na mesma. E podem se passar dias até que os resquícios de água evaporem totalmente. À medida que esses resquícios de água da bandeja vão evaporando (da mesma maneira que água derramada no chão evapora), umidade é criada internamente no ar condicionado. Ela se espalha pelos filtros, pela serpentina, pela turbina e pelo restante dele.
Com o ar condicionado desativado, a temperatura internamente dele sobe. E é nesse ambiente que o fungo e demais agentes biológicos precisam para se proliferar: calor e umidade. Na imagem abaixo há fungos de cor esbranquiçada em toda a serpentina. Temos aqui em Porto Alegre (e no Rio Grande do Sul inteiro) uma alta umidade ao natural, facilitando a proliferação de agentes biológicos.
Os resquícios de água da bandeja acumulam toda a sujeira que não foi filtrada, e podem conter impurezas que circularam pelo ar do ambiente, vírus, fungos oriundos de outros lugares que não o ar condicionado, entre outros – denominados de contaminantes. Com o passar do tempo, os resquícios de água vão se transformando no lodo conhecido como “biofilme”. Todo ar do ambiente que passa pelo ar condicionado com biofilme na bandeja pode carregar parte dessa sujidade junto com ela ao retornar para o ambiente.
Em resumo, a desativação de sistemas de ar condicionado acelera as condições de formação de fungos e do biofilme.
Através do contrato de manutenção preventiva de ar condicionado da Refrimak, esses fungos são normalmente removidos durante as atividades de PMOC, através da limpeza de filtros laváveis, bandejas, turbinas, ventiladores, e troca dos filtros descartáveis. Enfim, através da limpeza do ar condicionado.
Recomendamos que para clientes sem contrato de manutenção preventiva de ar condicionado, ao retornar às atividades dos ambientes climatizados seja feita uma revisão de todos os equipamentos, a fim de que tais impurezas sejam removidas dos sistemas antes do início de suas operações.
A análise de qualidade do ar também é de grande importância, pois valida a higienização dos sistemas e auxilia a encontrar fontes geradoras (que não o ar condicionado) de contaminantes. A Refrimak indica um laboratório especializado para a análise da qualidade do ar para seus clientes contratuais, e semestralmente por amostragem os ambientes climatizados são testados contra unidades formadoras de colônia (UFC), bactérias e outros agentes biológicos.
Vale lembrar, que para ambientes de uso público e coletivo, os serviços de PMOC – Manutenção, devem ser executados somente por profissionais devidamente habilitados e especializados. Faça sua limpeza de ar condicionado split, ou limpeza de dutos aqui em Porto Alegre ou no Rio Grande do Sul com a gente!
A Refrimak atende a diversas regiões do Rio Grande do Sul, entre as cidades atendidas podemos citar Porto Alegre, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha do Sul, Campo Bom, Candiota, Canoas, Caxias do Sul, Charqueadas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Garibaldi, Gravataí, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Triunfo, Viamão, entre outras.
Somos especializados em resfriadores de líquido (conhecidos por chillers, unidades de água gelada), condicionadores de ar central de expansão direta (self-contained, splitão ou large split) e indireta (fancoils, AHU ou unidades de tratamento de ar) estamos preparados para lhe entregar a melhor solução.
Fontes:
adaptado de um texto elaborado pelo Eng. Arnaldo Lopes Parra